Um dos diferenciais da Apple no mercado de smartphones é a assistente pessoal digital Siri, que com uma voz feminina e suave pode te ajudar a navegar seu telefone.  A Microsoft agora vai contra-atacar à altura: Cortana, inteligência artificial da série de jogos “Halo”, vai se tornar a voz do Windows Phone 8.1, quando a atualização chegar aos consumidores nos próximos meses.

A Microsoft tem ficado bastante quieta sobre o futuro do Windows Phone, mas algumas notícias, incluindo a Cortana, acabaram escapando. O primeiro relato surgiu quando um funcionário da Microsoft perdeu um telefone rodando a versão 8.1 do sistema operacional.

O programa vai substituir o sistema de busca Bing, nativo do smartphone, e funciona como uma espécie de assistente digital, uma mistura de Siri e Google Now. Cortana, conhecida nos games como uma mulher translúcida e roxa, vai virar um ícone circular animado, na cor escolhida pelo usuário. Ela também vai ter animações quando estiver falando ou pensando, além de pular por aí ou ficar emburrada, dependendo do que você está pedindo. Serviços como Bing, Foursquare e outros vão fornecer informações à Cortana, para que ela tenha o poder contextual do Google Now.

Uma das funções centrais do projeto é uma memória na qual o usuário pode customizar o nível de acesso de Cortana às informações do smartphone. Ainda que ela aprenda coisas sobre os usuários, ela não vai armazenar nada a menos que o usuário queira e, mesmo assim, essas informações podem ser editadas ou deletadas.