Twitter-Bird

 

 

O Twitter é uma fonte importantíssima para jornalistas atualmente. A morte de Osama Bin Laden, a Primavera Árabe e os protestos do Brasil tiveram cobertura forte na rede, com milhares de usuários trocando informações rapidamente. A CNN anunciou nesta quarta (29) uma parceria com o Twitter e a empresa de dados Dataminr para criar uma ferramenta voltada para jornalistas.

O Dataminr for News tem a função de trazer ao conhecimento dos jornalistas assuntos quentes do Twitter em tempo real. Basicamente, a ferramenta avalia os tweets e encontra padrões que podem revelar furos de reportagem ainda na “infância”. Estes alertas podem ser entregues de diversas formas, como um aplicativo, e-mail, alertas para smartphones e alertas de pop-up.

O programa, capitaneado pela CNN, não é apenas para alertas. A ideia é também oferecer dados de quem postou a notícia e como ela se espalhou. Ele também não serve apenas para furos de reportagem, mas também para encontrar assuntos interessantes em geral.

A equipe da CNN já está usando o Dataminr for News e algumas notícias foram obtidas por meio da ferramenta, como um tiroteio recente em um shopping e um voo para Pequim que teve que dar meia volta devido à turbulência.

“Ela está rapidamente se tornando uma ferramenta essencial”, disse Meredith Artley, editora da parte digital da CNN ao TechCrunch.