Todo mundo que tem um iPhone tem uma série de aplicativos instalados, sejam filtros de fotografia para tornar hipster até o mais convencional almoço de domingo, sejam jogos comprados compulsivamente a US$ 0,99 para tornar a espera no consultório do dentista algo menos doloroso psicologicamente. Parece que, de dólar em dólar, a Apple encheu o papo: a empresa anunciou que, em 2013, a App Store rendeu US$ 10 bilhões.

Nesta terça (7), a empresa anunciou também que só em dezembro, a loja online de aplicativos gerou US$ 1 bilhão, os números mais impressionantes da história da Apple.

A Apple levou dois anos para conseguir a marca de US$ 3,6 bilhões, um montante que foi facilmente adquirido em um semestre de 2013.

O rendimento de aplicativos continua a crescer, seja na App Store ou na Google Play, loja do Android. Em setembro de 2013, o instituto Gartner estimou que a renda combinada de todas as lojas de apps alcançaria US$ 26 bilhões. Vale notar que a maioria dos aplicativos é gratuita.

“Aplicativos gratuitos representam cerca de 60% e 80% dos apps disponíveis na App Store e na Google Play, respectivamente”, disse Brian Blau, do Gartner, na ocasião. “As lojas do iOS e Android combinadas devem representar cerca de 90% dos downloads globais em 2017. Estas app stores estão cada vez mais ativas devido a ecossistemas mais ricos e grandes comunidades de desenvolvedores”.