Hoje em dia, comprar um celular é uma tarefa meio complicada. Ou você cai para o lado maçã da Força e bota uns bons dólares em Cupertino com o iPhone, ou se aventura a desbravar os centenas de dispositivos que rodam Android das outras marcas. Por vezes, você acaba desistindo de uma função boa em um para duas funções boas diferentes em outro. Mas e se você pudesse customizar tudo, do tamanho da tela ao processador? É isso o que um protótipo da ZTE promete na CES 2014.

Ainda que o aparelho ainda não esteja sendo produzido em larga escala (ou qualquer escala, dado que é um protótipo), a ideia de um smartphone modular vem ganhando tração entre os usuários. A própria Motorola comprou um projeto de Kickstarter, conhecido agora como Ara, de um celular com diversos componentes que podem ser trocados e melhorados.

Além de permitir que você compre um celular feito para atender às suas necessidades específicas, um aparelho composto de vários módulos pode ter maior longevidade, tanto na troca de peças defeituosas, quanto em expansões de processamento e memória.